Uso de drogas pode despertar transtorno bipolar: O uso de drogas psicotrópicas pode antecipar a manifestação e/ou intensificar os sintomas do transtorno bipolar. É o que afirmam especialistas em saúde mental.
“A Dependência Química, tomando como exemplo a maconha, podem ‘acordar’ a genética e fazer com que a pessoa com pré-disposição genética manifeste a bipolaridade muitos anos antes, em média 10 anos antes do que isso aconteceria”, alerta Teng Chei Tung, psiquiatra do Centro de Psiquiatria da USP.
A bipolaridade é um transtorno do humor genético que consiste em alterações entre períodos de extrema euforia e outros de depressão profunda. Os sintomas pode começar a aparecer na adolescência por reflexo desse uso ou abuso das drogas.
O diagnóstico do transtorno bipolar na infância e na adolescência pode demorar a ser detectada, sendo confundida, muitas vezes, com depressão ou Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Uso de drogas pode despertar transtorno bipolar
O transtorno é hereditário. “Ninguém vira bipolar sem pré-disposição genética”, afirma Antônio Geraldo, presidente da Sociedade Brasileira de Psiquiatria, explicando que o transtorno pode se manifestar em todas as fases da vida, inclusive na infância.
Estima-se que cerca de 60% das pessoas em tratamento para depressão podem ser bipolares. “O diagnóstico é difícil. Requer tempo do psiquiatra com o paciente, para examinar seu passado, para entender se períodos eufóricos e tristes aconteceram.
O problema é que a maioria dos atendimentos médicos hoje são de apenas poucos minutos, insuficiente para o diagnóstico”, explica Ângela Scippa, ressaltando que antidepressivos comuns não são indicados para o transtorno.
Os psiquiatras afirmam que transtorno bipolar pode ser tratado e tem grandes chances de ser controlado e o paciente passar a viver uma vida normal. “Não há razão para os preconceitos”, complementa Geraldo.
Conte com as clínicas de recuperação Life Style, estamos prontos a te ajudar!