Entenda o que é o alcoolismo, quais as causas e tratamentos disponíveis

Entenda o que é o alcoolismo, quais as causas e tratamentos disponíveis, para entender é preciso se desprender de todo e qualquer pré conceito que você tenha em relação ao assunto.

Afinal, considerado um transtorno pela OMS (Organização Mundial de Saúde), chamado de TUA (Transtorno do Uso do Álcool), é uma condição preocupante dentro da sociedade devido a dificuldade de intervenção da área da saúde, por raramente ser feita precocemente.

Normalmente, essa intervenção só acontece por causa de algum outro motivo ou surgimento de problemas de saúde decorrente do uso exagerado da bebida alcoólica.

Entenda o que é o alcoolismo

Esse é um transtorno, como visto acima, que antes era conhecido por alcoolismo, que se caracteriza por uma vontade de beber impossível de se controlar.

A falta de controle aumenta quando o álcool é consumido, sendo necessário doses cada vez maiores para sentir o entorpecimento que a bebida causa.

A dependência física tem sua manifestação por meios de sinais que são físicos e psíquicos em situações onde a abstinência alcoólica ocorre.

Quais as causas do alcoolismo na vida do dependente?

Como é uma dependência química, as causas para que uma pessoa se torne dependente do álcool, podem ser variadas, entre elas podemos citar:

• Predisposição genética;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Angústia;
  • Dificuldades em lidar com as frustrações da vida;
  • Insegurança;
  • Ambiente familiar e/ou social hostil;
  • Influências sociais e culturais.

Entender o transtorno, é também compreender que os seus efeitos podem ser também bem variados, em curtos e longos prazos, conforme listados abaixo.

Danos causados pelo alcoolismo

O TUA está entre os principais fatores de risco no desenvolvimento das mais diversas doenças.

Quanto mais compreendemos o que é o alcoolismo, e que quanto mais tempo de uso, mais complexa a situação de risco para os órgãos, além é claro, dos prejuízos nas relações sociais, incluindo as relações familiares, devido todos os danos, o que também inclui os problemas financeiros que o dependente provoca em sua vida e na dos que estão dentro de seu ciclo.

Sintomas de curto prazo com doses variadas entre 1 a 12 doses de bebidas com álcool:

• Aumento da frequência cardíaca (Euforia, prazer, relaxamento)
  • Afetação do Sistema Nervoso Central e atividades cerebrais (Redução da capacidade de julgamento e decisões, imprudência, desinibição, reflexos e coordenação com alterações, fala arrastada e visão borrada, sonolência exacerbada, perda da consciência, acidentes, desidratação e ressaca)
  • Comportamentos antissociais (Agressividade gratuitas, relações sexuais desproporcionais ou sem proteção devida, objetos pessoais perdidos ou roubados)

Sintomas de longo prazo:

• Doenças cardiovasculares (Pressão alta/hipertensão arterial, AVC/Acidente Vascular Cerebral);
  • Doenças do fígado (Gordura local aumentada, cirrose);
  • Câncer em lugares variados;
  • Pancreatite;
  • Gastrite;
  • Úlceras;
  • Miocardites;
  • Aterosclerose;
  • Depressão;
  • Demência;
  • Infertilidade
  • Disfunções sexuais.

Com a tolerância cada vez maior ao álcool, mais dependente dele a pessoa se torna, o que se torna visível através dos sintomas citados acima, associados à falta de controle sobre o uso da droga.

E a cada vez que não se faz o uso, os sintomas da abstinência se faz presente, os quais são:

• Tremores;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Sudorese;
  • Ansiedade;
  • Irritação;
  • Possíveis convulsões;
  • Confusão mental;
  • Desorientação espaço temporal;
  • Alucinações.

Quais os tratamentos para o alcoolismo

O primeiro e mais importante passo para que o tratamento dê certo, é que o dependente reconheça sua condição e deseje que a situação seja mudada, mas nem sempre isso acontece e a família pode recorrer e entrar com um pedido para internação involuntária. Entenda o que é o alcoolismo, quais as causas e tratamentos disponíveis

No entanto, no caso dele aceitar o tratamento de forma voluntária, tanto o dependente quanto a família devem procurar ajuda de um psiquiatra e de um psicólogo para que as mais diversas possibilidades de tratamento sejam aplicadas.

O tratamento envolve desintoxicar o organismo da pessoa com dependência química, que é feito com a ajuda profissional, e em alguns casos, medicamentos que colaboram com o desejo de ingerir bebida alcoólica e acompanhamento por meio terapêutico, seja individual ou em grupo.

O envolvimento familiar é muito importante neste momento, visto que em dependência química, todos os que estão em convívio com o dependente também precisam de acompanhamento psicológico, para lidar com tudo que advém com o tratamento a curto, médio e longo prazos.

O envolvimento da família é fundamental nessa etapa, pois o alcoolismo é uma doença que envolve não só o dependente, mas também todos de seu convívio.

Agora que você entendeu o que é alcoolismo e quais as suas principais causas, sintomas e efeitos, passe essa informação para que mais pessoas que precisam de ajuda, sejam alcançadas.