Quais os transtornos psiquiátricos mais associados às dependências?

Quais os transtornos psiquiátricos mais associados às dependências: É considerada substância psicoativa (drogas) qualquer substância que, utilizada por qualquer via de administração, altera o humor, o nível de percepção ou o funcionamento cerebral, podendo ser legalmente usadas, prescritas ou ilícitas (ilegais).

O uso de substâncias que modificam o estado psicológico ou humor tem ocorrido em todas as culturas conhecidas desde a Antiguidade. Em sociedades modernas, especialmente as ocidentais, o uso descontrolado dessas substâncias tornou-se um dos principais problemas de saúde pública.

Em geral, todos já tiveram algum tipo de contato com a cafeína e a nicotina (cigarros), consumiram álcool e/ou já experimentaram canabinóis (maconha).

Dependência química é uma das doenças psiquiátricas mais frequentes na atualidade e representa um grave problema de saúde pública. O presente trabalho teve como objetivo realizar um estudo sobre o tema considerando a gama de transtornos psiquiátricos que afetam o paciente.

Quais são os principais transtornos psiquiátricos resultantes do uso de drogas?

1. Depressão

Um quadro de depressão pode se instalar após o uso contínuo ou exagerado de uma série de substâncias. A maconha já foi associada à ela, bem como o uso abusivo de álcool e também o uso de cocaína e de heroína. Além disso, o abuso dessas substâncias causa efeitos sociais e comportamentais que também podem levar à depressão, como o afastamento da família e dos amigos, a culpa e o desamparo.

2. Transtorno psicótico

Muitas substâncias são relacionadas à quadros de psicose, principalmente as que causam efeitos mais “enérgicos”. A maconha aumenta em 5 vezes a chance de iniciar uma psicose que evolui para esquizofrenia em indivíduos vulneráveis. A cocaína e a heroína também se incluem aqui. Em doses elevadas, anfetaminas e metanfetaminas causam o mesmo efeito. O que acontece com o uso da droga é que ela potencializa o indivíduo vulnerável; e a doença, que poderia não se manisfestar nunca, se manifesta.

3. Ansiedade

A ansiedade é um dos transtornos com mais pacientes no mundo inteiro. Por isso, não é difícil que ela seja ativada ou agravada através do uso de drogas. As mesmas substâncias que podem causar psicose também apresentam grandes chances de deixar seus usuários mais ansiosos. Aliás, as situações estressantes causadas pelo abuso de substâncias químicas também entram como agravante.

4. Síndrome de abstinência

Depois que o vício já se instalou, a abstinência se torna um problema muito complicado. A falta do uso, por tempo prolongado ou não, pode resultar em diversas demonstrações físicas, que vão desde tremedeira e taquicardia até a convulsões. Esse quadro pode ocorrer com qualquer tipo de droga, também as lícitas como o álcool, por exemplo.

5. Síndrome amnésica

Muitas substâncias provocam complicações da memória, tanto recente quanto antiga. Maconha, álcool, anfetaminas e metanfetaminas se encaixam bem aqui.

Se você está passando por algum problema com drogas ou conhece alguém que precisa de ajuda, não hesite em contactar uma clínica de recuperação de confiança!