Quanto tempo demora o processo de desintoxicação?

Quanto tempo demora o processo de desintoxicação: Inicialmente um tratamento de dependência química ou alcoolismo tem em média a duração de 90 (três meses) a 180 dias (seis meses), tudo vai depender da avaliação do corpo clínico responsável pela evolução do paciente.

Avaliação Médica

O primeiro passo em uma desintoxicação medicamente assistida é que os pacientes passem por uma avaliação médica completa para construir uma imagem precisa de suas necessidades individuais.

Durante esta avaliação, um especialista irá reunir informações sobre o histórico médico de um paciente e detalhes sobre seu vício e usar isso para desenvolver um plano de desintoxicação personalizado.

O que é desintoxicação?

Desintoxicação é o processo pelo qual todos os vestígios de álcool e drogas são removidos do corpo, garantindo que a pessoa esteja fisicamente estável e pronta para iniciar a terapia.

O vício em álcool ou drogas faz com que o corpo das pessoas se acostume a ter essas substâncias em seu sistema. Quando essas substâncias são gradualmente reduzidas e removidas durante a desintoxicação, o cérebro terá que se ajustar à queda repentina dessas substâncias.

Isso geralmente faz com que as pessoas experimentem um conjunto de sintomas desagradáveis ​​conhecidos como “sintomas da Síndrome de Abstinência”. Quanto tempo demora o processo de desintoxicação?

O processo de desintoxicação visa minimizar o impacto negativo dos sintomas de abstinência e tornar a experiência o mais segura e confortável possível. A forma mais eficaz de desintoxicação é aquela que é medicamente assistida e apoiada por especialistas treinados.

Isso geralmente acontece em um centro ou instalação de desintoxicação especializado, sob os cuidados de médicos, enfermeiras e outros profissionais de saúde.

Tentar se desintoxicar por conta própria raramente tem sucesso e é provável que as pessoas experimentem sintomas de abstinência desnecessários e fiquem desmotivadas por muitas tentativas fracassadas.

Qual a duração da desintoxicação de cada substância?

Álcool

Os sintomas de abstinência do álcool começam, como ansiedade, insônia e tremores. Eles atingem o pico em 72 horas, sendo que convulsões, febre e alucinações podem ocorrer.

No entanto, depois de uma semana, os sintomas físicos de abstinência diminuem.

Além disso, o paciente também pode experimentar desejos até ser tratado por meio de terapia.

Barbitúricos, Pílulas para dormir
Alguns sintomas como ansiedade, insônia, tremores ou problemas de circulação podem começar em poucas horas.

Mas, dependendo da força da dose e da gravidade do abuso, os sintomas podem atingir o pico após os primeiros dias.

Para alguns, os sintomas de abstinência podem ser retardados, começando uma semana ou mais após a última dose.

Então, o paciente pode experimentar “insônia rebote”, o retorno do diagnóstico inicial, mas pior, até ser tratado.

Benzodiazepínicos

Irritabilidade, náusea, dor de cabeça e dores musculares são os primeiros sintomas a ocorrerem.

Dessa maneira, dependendo da força da dose, os sintomas de pico podem incluir ansiedade, irritabilidade, tremores, inquietação, ânsia de vômito e palpitações.

A insônia de rebote ocorre em muitos casos de abstinência. A abstinência severa pode durar de 10 a 14 dias e incluir alguma perda de peso, dificuldade de concentração e mudanças nas habilidades perceptivas.

Alucinógenos

Dependendo do alucinógeno específico, a abstinência pode incluir dores de cabeça, desejo por drogas e sudorese.

Mas, se ocorrerem sintomas de abstinência, a maioria deve atingir o pico e diminuir na primeira semana de desintoxicação.

No entanto, mudanças no sistema de recompensa de dopamina do cérebro podem resultar em humor alterado até que os níveis naturais voltem ao normal.

Além disso, alucinógenos são conhecidos por produzir desejos de drogas em indivíduos após o uso.

Maconha

Manter-se hidratado, comer alimentos saudáveis ​​e se exercitar pode aliviar os sintomas iniciais da abstinência.

Os sintomas de abstinência incluem alterações de humor, redução do apetite, dores de cabeça, insônia e problemas estomacais.

Sintomas mentais como irritabilidade, perda de foco, desejo por drogas e aumento da sensação de depressão podem ocorrer.

Mas, a maioria dos sintomas deve diminuir depois que o corpo retomar a produção normal de seu próprio THC.

Estimulantes (cocaína, metanfetamina)

O “crash” inicial de retirada pode incluir fadiga, dores no corpo, irritabilidade e humor alterado.

Desse modo, danos cerebrais causados ​​pelo abuso de drogas podem levar a sintomas depressivos ou psicóticos.

Letargia, sono errático, desejo intenso de drogas, depressão e falta de concentração podem continuar.

Então, os desejos de drogas são os sintomas mais persistentes da abstinência de estimulantes e podem continuar por meses, tornando ainda mais complicado desintoxicar um dependente químico.

Por fim, a desintoxicação da cocaína é uma das consideradas mais difíceis, por ser uma droga que traz muitos efeitos negativos.

Conclusão

Se você está em busca de ajuda para si mesmo ou para uma pessoa próxima, saiba que existem profissionais e instituições do nosso grupo totalmente dedicadas a recuperar dependentes químicos do vício.

Esses profissionais são as pessoas mais capacitadas para buscar soluções para esse problema. Não hesite em buscar ajuda profissional, qualquer que seja o caso de dependência química. Quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento, mais eficaz será a recuperação.

É necessário entender que um dependente químico pode encontrar-se em uma situação de fragilidade, tanto física quanto emocional, por isso o diálogo e o apoio familiar são fundamentais para o sucesso do tratamento.

Assim, pratique a empatia: busque entender a situação do indivíduo sem julgamentos, aprenda a identificar e evitar as situações que expõem a pessoa ao abuso de drogas e ofereça seu apoio durante o processo de recuperação e após a alta médica. O apoio emocional é parte fundamental do tratamento para combater a dependência química.

Dispomos de uma estrutura completa para esse tipo de tratamento e temos uma equipe de especialistas preparados para atender qualquer caso de dependência química e do alcoolismo, com atendimento em todos estados do Brasil através de planos de saúde ou de forma particular.

Se você quiser saber mais detalhes sobre quanto tempo demora o processo de desintoxicação, ou estiver em busca de ajuda, entre em contato conosco.