Posso tratar o esquizofrênico em casa?

Posso tratar o esquizofrênico em casa? Atualmente, no Brasil, cerca de 3% da população sofre com esquizofrenia e precisam de um tratamento específico para evitar o avanço da doença.

Mas, você já se perguntou se é possível tratar o esquizofrênico em casa?

Essa doença possui diversos níveis, e cada um deles possui um tratamento específico, dependendo da sua complexidade. Em todo o mundo, cerca de 26 milhões de pessoas sofrem com essa doença, tendo alterações comportamentais em diversas situações do dia a dia.

Mesmo sendo uma patologia que faz com que a qualidade de vida seja diminuída, ainda existe muito preconceito por parte da sociedade sobre essa doença.

Com isso, para que você entenda um pouco mais sobre a esquizofrenia e quais são as formas de tratá-la, trouxemos algumas informações importantes e relevantes. Confira a seguir:

SISTEMA NERVOSO E ESQUIZOFRENIA: COMO FUNCIONA?

Geralmente, na grande maioria dos casos, essa doença aparece na adolescência ou na vida adulta. Um dos primeiros sintomas são as reações incomuns com situações do dia a dia, o abandono de atividades diárias e a falta de demonstração dos sentimentos.

Outro sintoma comum é a ideia de perseguição. O esquizofrênico sente que a todo momento ele está sendo perseguido por conta das alterações que acontecem no seu cérebro.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE ESQUIZOFRENIA?

Existem 6 tipos de variações de esquizofrenia e as características de cada uma delas são bem peculiares, fazendo com que o diagnóstico seja certeiro. Confira a seguir:

Esquizofrenia simples

Esse tipo acontece de maneira progressiva e lenta. Por isso, seu diagnóstico é difícil por não apresentarem sintomas evidentes. Mas, uma característica marcante, é a mudança repentina de personalidade e a dificuldade em se expressar.

Esquizofrenia hebefrênica ou desorganizada

Esse tipo é caracterizado pelas falas e pensamentos sem sentido. Além disso, também ocorre uma falta de simulação do que está acontecendo no momento. Geralmente o esquizofrênico hebefrênico possui comportamentos infantis.

Esquizofrenia paranoide

Essa é a maneira mais comum da doença. Aqui, o paciente tem delírios e alucinações com muita repetição. Com isso, a ideia de perseguição é bem comum e frequente, fazendo com que ele se sinta mais à vontade quando está isolado.

Esquizofrenia catatônica

Esse é o tipo mais raro que tem. O indivíduo pode chegar a ficar por horas na mesma posição ou então por horas em uma agitação pertinente. São dois extremos.

Esquizofrenia residual

Esse tipo é quando o indivíduo apresenta sinais e comportamentos mesmo depois de ter passado por um tratamento da doença.

Esquizofrenia indiferenciada

Aqui, o paciente não apresenta características marcantes ou específicas, fazendo com que possa apresentar diversos sintomas ao mesmo tempo.

QUAIS OS SINTOMAS E AS CAUSAS DA ESQUIZOFRENIA?

Mesmo que seja uma doença bem estudada pelos médicos, ainda existem questões desconhecidas, como por exemplo se posso tratar o esquizofrênico em casa.

Alguns fatores como físicos, psicológicos ou sociais podem estar relacionados com o aparecimento da doença e dos sintomas, fazendo com que haja falhas ao lidar com eles.

Alguns fatores que podem contribuir para o aparecimento da doença são:

• histórico da família
  • dificuldade em lidar com traumas e frustrações
  • ansiedade e depressão
  • uso de drogas lícitas e ilícitas de maneira exagerada
  • aparecimento de doenças autoimunes.

QUAIS SÃO OS TRATAMENTOS DA ESQUIZOFRENIA?

O tratamento da esquizofrenia pode ser através do uso de medicamentos para controlar os sintomas ou então através da hospitalização.

Ambas as formas de tratamento da doenças, precisam de acompanhamento de profissionais da saúde e da orientação deles, caso precise intervir com medicamentos.

Em casos de hospitalização, o indivíduo pode ser internado de maneira individual ou em grupo. Dessa forma, ele consegue restabelecer relacionamentos, conexões e convívio social.

É muito importante manter um acompanhamento com profissionais da saúde, mesmo que o caso não seja de internação. Tratar o esquizofrênico em casa pode ser uma tarefa difícil e depende muito da aceitação do paciente.

O tratamento da esquizofrenia é a única maneira de fazer com que o paciente seja reabilitado de forma completa. Dessa forma, podemos evitar o aparecimento de outros problemas relacionados à doença, diminuindo os impactos à saúde do paciente.

Agora que você já sabe se pode tratar o esquizofrênico em casa ou não, mantenha sempre um acompanhamento médico e de profissionais, para controlar os sintomas e evitar os surtos que prejudicam o dia a dia do indivíduo e que também afetam as pessoas ao seu redor.